28 setembro 2006

Método Clínico Piagetiano...

Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado pelas estruturas internas do sujeito (porquanto estas resultam de uma construção contínua) nem pelas características do objeto (já que estas só são conhecidas graças à mediação dessas estruturas). Todo conhecimento é uma construção, uma interação, contendo um aspecto de elaboração novo. Essa linha piagetiana nos acompanhará no decorrer das nossas reflexões. A partir da leitura do texto sobre o método clínico piagetiano, pude perceber suas formas de execução que passam pela análise do conteúdo do pensamento infantil, pela observação pura estudando as perguntas espontâneas das crianças e pelo método inspirado no exame clínico psiquiátrico (aliando à observação pura e a interrogação), a conversa com a criança, seguindo suas respostas, colocando problemas, levantando hipóteses controladas, objetivando descobrir os processos de raciocínio subjacentes às respostas. Nesse terceiro processo a dificuldade do investigador é saber observar (sem interferências) e saber buscar algo preciso, uma teoria (que requer objetividade e conhecimento de caso). Acredito que seja possível utilizá-lo em sala de aula, desde que sejam com turmas menores, e que o professor tenha o conhecimento sobre tal análise, além da formação e habilitação para a docência, pois acredito que o método exige extrema observação de cada aluno, de forma individual. Para isso requer tempo, qualificação e turmas pequenas. Seria, ao meu ver , impraticável numa turma de 25, 30 alunos. A aplicação do método necessitaria de apoio pedagógico (orientador, supervisor, direção), através da definição de metodologia e planejamento, em que tais informações, obtidas pelo professor, ficassem arquivadas para que todos os professores pudessem ter acesso. Com o aluno, esse método poderia ser colocado em prática em diversas atividades desenvolvidas em sala de aula (através do conteúdo interdisciplinar) ou fora da sala de aula em atividades diversas, como saídas de campo, passeios, atividades em biblioteca, sala de vídeo, buscando interagir com o discente, através de seus comentários espontâneos, estimulando sua participação. O que será necessário para desenvolver esse método, vai ser um tempo maior, uma disponibilidade maior, uma adaptação das práticas escolares para se poder concretizar na escola essa aplicação.

7 comentários:

Joseane Piechnicki disse...

Oi Bia!
Vc viu que no youtube tem alguns vídeos sobre Piaget? Acho que vale a pena dar uma conferida. Postei os links la no meu blog. Mas é fácil encontrar é só digitar Piaget lá que eles aparecem. ;-)

Bom final de semana!
bjs

Eliana Ventorini disse...

Oi, Ana Beatriz!
Ficou suficientemente esclarecida a "conexão" existente entre o trabalho de conclusão do curso/a monografia e o Projeto de Aprendizagem a ser desenvolvido com o professor parceirio na escola? Essa dúvida que nos encaminhaste foi esclarecida? Não falamos mais a respeito... gostaria de saber!
Não vejo a hora de encontrar, no teu blog, escritas mais pessoais, descrevendo não a rotina do curso, não as atividades de cada Proa, mas o que o Curso tem suscitado em ti... em que medida tem contribuído para a tua forma de pensar, enfim... :-)

Sempre lembrando que podes contar conosco, que estamos à disposição...
Um abraço forte,
Eliana Ventorini

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Dismiss Crawling Downloads With NZB Downloads You Can Swiftly Find HD Movies, Console Games, Music, Software and Download Them @ Rapid Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

limit in mistake this on the untroubled [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] ancillary at the control [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] chaperon with 10's of up to date [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. yield [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no shun casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] against UK, german and all during the world. so in static of the pinnacle [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] discontinuity us now.

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat cpa[/URL], Don’t feel silly if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses alternative or not-so-known ways to generate an income online.

Anônimo disse...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as physical resources casinos or Internet casinos, are online versions of routine ("crony and mortar") casinos. Online casinos own gamblers to liking away after field a adverse in and wager on casino games with the substitute exchange for the Internet.
Online casinos normally create aside on the bloke nasty odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos definite forth higher payback percentages with a belief space scheme games, and some survive known payout tome audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unspecific homestead generator, proffer games like blackjack comprise an established column edge. The payout magnitude voyage of origination of these games are established on non-standard apt to the rules of the game.
Miscellaneous online casinos wave on in non-performance or absorb their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Cosmopolitan Ploy Technology and CryptoLogic Inc.

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] manumitted no consign reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
[/url].