15 setembro 2006

Vê Epistemológico


Dando sequência às nossas reflexões pude entender um pouco sobre o vê epistemológico com a ajuda das amigas Alessandra, Maria Aparecida, Aida e Helena. O Vê Epistemológico é um instrumento que nos ajudará a organizar a nossa pesquisa, através da reflexão sobre os elementos que a constituem.
Toda pesquisa empírica apresenta dois aspectos fundamentais: uma teoria sobre a qual está baseada, e uma metodologia de pesquisa, que é a responsável pela produção dos dados. Chama-se estes dois aspectos de domínios, sendo o primeiro aspecto chamado de domínio conceitual, e o segundo, domínio metodológico. O resultado da pesquisa será denominado "evento", uma vez que é aquilo que ocorre na realidade e que será analisado na pesquisa.
Com estes itens formou-se um esquema como este representado na figura. O diagrama V, é um dispositivo heurístico criado para representar o processo de produção do conhecimento, destacando, nesse processo, a interação entre o pensar (domínio conceitual e epistemológico) e o fazer (domínio metodológico).
Como atividade, no PROA 6, li o texto sobre o Vê Epistemológico e também um projeto de pesquisa fictício. Deste projeto de pesquisa foi feito um Vê Epistemológico para sabermos como o vê pode ser montado.
Após a leitura, foi feito um vê epistemológico do texto "Exercício com o vê epistemológico", e inserido na nossa página pessoal no pbwiki. O link para estava atividade segue abaixo.

http://metodologia117.pbwiki.com/atividade2_proa6_anabeatrizpr

Um comentário:

Eliana Ventorini disse...

Querida Ana!
Tudo bem?
Aproveitando teus registros sobre o Proa 6, aviso que há COMENTÁRIOS feitos no teu wiki do Proa 6 sobre as atividades já realizadas!
Dá uma conferida!!!
Aguardamos retornos por lá!
Um beijo,
Eliana Ventorini