15 setembro 2006

Diferenças e Similaridades entre os Projetos de Aprendizagem e os Projetos de Pesquisa

Os professores Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto buscaram excertos do texto de Léa Fagundes para embasamento para esta produção e que relata simples e sistematicamente as diferenças e similaridades entre Projeto de Aprendizagem e Projeto de Pesquisa e que pude perceber que existem muitas diferenças e que estamos condicionados a executar um projeto de pesquisa. Automaticamente iniciamos a pesquisa escolhendo um tema de acordo com a vontade do grupo e não com a cooperação entre alunos e professores, precisamos nos adaptar.
A realidade dos alunos é que permeará o Projeto de Aprendizagem e não a escolha do pesquisador é quem elegerá este contexto, satisfazendo assim somente sua vontate. O Projeto de Aprendizagem é um trabalho em equipe sim, mas entre alunos e professores e não o grupo de pesquisadores.
O projeto de aprendizagem leva a construção do conhecimento de acordo com a verificação da realidade de vida do aluno. O trabalho para determinar o paradgma que orientará o trabalho é sistematizado, pois o material teórico é limitado, dificultando a realização da pesquisa.
O papel do professor no Projeto de Aprendizagem é como problematizador/ orientador do tema gerador tendo como agente principal, o aluno, visto que no Projeto de Pesquisa o professor exerce o papel de curioso, socialmente informado, buscar respostas e esclarecimentos sobre os questionamentos que forem surgindo, tendo seus alunos como sujeitos sobre os quais se pensa a pesquisa.
Portanto, pode-se constatar que o Projeto de Aprendizagem visa atender às necessidades, os conflitos, as perturbações, os quesionamentos dos nossos alunos, mediante conhecimento prévio e realidade da vida de cada um deles, "enquanto está em atividade em um determinado contexto, em seu ambiente de vida, ou em uma situação enriquecida por desafios".
A partir desta leitura meu projeto de aprendizagem estará bem encaminhado, pois pude esclarecer dúvidas e solucionar alguns questionamentos que permeavam minhas reflexões.

Nenhum comentário: