Ao ler sobre o texto Conteúdos: Para quê? Por quê?Conteúdos: Para Conteúdos: Para quê Conteúdos: Para quê Conteúdos: Para quê , de Beatriz C. Magnalena e Iris Elizabeth Tempel Costa, discute-se sobre a resistência do professor a mudanças na sala de aula através do Projeto de Aprendizagem e a preocupação com relação ao currículo. Estamos avançando a passos largos, e no mesmo momento que nos deparamos com o futuro, ainda estamos no passado, estamos em fase de transição. Assim, podemos perceber que os professores começam a entender um pouco mais o trabalho com projetos, a partir dos interesses dos alunos, possibilitando que construam conhecimento à medida que buscam alternativas de solução para os problemas que estão interessados em resolver. Por outro lado, ainda vêem o ensino sistematizado, normativo e apenas para a mera transmissão de informações. Ora, questionamentos surgem a todo tempo: Como trabalhar então? Ensino para o saber crítico, elaborado do meu aluno ou ensino do jeito que sempre ensinei? Estamos construindo e descostruindo sempre. Devemos então lembrar que um dos diferenciais é a ênfase que a visão construtivista coloca na ação e na experimentação dos alunos, é a transformação do conhecimento prévio deste aluno em prática, busca por sentido, por novas relações do que já sabem e o seu dia-a-dia. Os conteúdos e informações então organizam-se em novas redes ou grades programáticas em função das relações descobertas pelo pensamento individual e pensamento coletivo. Cabe ao professor então sistematizar e organizar esses conhecimentos para que sua prática pedagógica seja adequada a essas mudanças, e o Projeto de Aprendizagem vem de encontro a essa nova perspecitva de ensino-aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi, Ana!
Tudo bem?
Que bom que estás com as atividades solicitadas em dia! Agora temos pela frente a continuidade dos trabalhos já iniciados e a atividade 1 do Proa 6 a ser realizada até o dia 12/9!
Peço que continues nos dando retorno das mensagens que enviamos via e-mail! E reforço que estamos à disposição para auxiliar no que for preciso!
Um abraço,
Eliana (tutora)
Postar um comentário