11 agosto 2006

Algumas considerações sobre a Ludicidade na Aprendizagem...

No quadro Jogos Infantis, acima, o flamengo Pieter Brueghel (1525-1569) mostra cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, em 1560


De acordo com algumas leituras feitas, já posso elaborar algumas considerações sobre a ludicidade em sala de aula. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar, os sujeitos recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. Este é um fator que reforça a idéia de que o uso de atividades lúdicas favorece o desenvolvimento da criatividade do indivíduo. É no contato com estas atividades que o sujeito transforma os conhecimento que já possuía anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.A funcionalidade do ato de brincar não limita-se ao contato do sujeito com o brinquedo. Na realidade, a relação entre o sujeito e o brinquedo promove inúmeras potencialidades que influenciam, de forma profunda, o desenvolvimento do indivíduo.


Um comentário:

Eliana Ventorini disse...

Oi, Ana!
Tudo bem?
Teu inventário (Proa 11) não aparece indexado no pbwiki da Proa 11/Turma 4! Dá uma olhadinha!

Envieu e-mail (gostaria do retorno do recebimento)contendo um balanço das atividades em andamento até agora para a turma 4, em função do início de mais dois Seminários hoje (Proa 3 e proa 4). Espero que seja útil. Resumindo:

Proa 1:
Seguem as interações no Fórum da turma;
Proa 2:
Há um fórum aberto para orientar a (re)construção do mapa conceitual
(sua segunda versão);
Proa 3:
Iniciou hoje, segunda-feira, sob orientação das professoras Cleci
Maraschin e Luciane Corte Real. Há uma primeira atividade a ser feita até o dia 22/8 (terça-feira da próxima semana). Acesse, no ambiente eproinfo: Proa 3 -> "Módulo" -> "Atividade Módulo"!!!
Proa 4:
Também iniciou hoje, sob orientação do Prof. Paulo Slomp. Há um fórum aberto para a turma 4 (RS + PR). As orientações estão no ambiente eproinfo, em "Proa 4" -> "Módulo" -> "Atividade Módulo". Acesse!!!
Proa 11:
Por enquanto, a atividade solicitada é o inventário!

> É isso!Qualquer dúvida ou dificuldade, por favor, entre em contato, ok?>
Um abraço forte e uma ótima semana!
Eliana Ventorini (tutora)
>