18 dezembro 2006

Aplicação das Provas de Conservação de Substâncias


Bases Teóricas para Docência em Ambientes Digitais e Metodologias de Interação e Intervenção em Ambientes Informatizados

PROA 03

PROVA DE CONSERVAÇÃO DA SUBSTÂNCIA


Aluna: ANA BEATRIZ ALBINO
Turma: 04 PR + RGS
Identificação da Criança: Rafa, 11 anos e 5 meses Sexo: Masculino
Grau de Parentesco: Filho
Local da Prova: Minha casa
Material utilizado: Massinha

Realizei a prova ontem a noite (23/11), em minha casa. Convidei meu filho Rafa, de 11 anos e 5 meses, a me ajudar na prova. Disse a ele que precisava fazer um teste nele, para o meu curso de pós-graduação. Como as crianças hoje são muito curiosas, me questionou para que ia servir este teste. Expliquei a ele que estou estudando um método, que Piaget, um grande estudioso, sobre como as crianças de desenvolvem. Disse a ele que ele aplicava testes para perceber em que nível as crianças se encaixavam. Então, peguei as massinhas que havia providenciado para a prova e ele percebeu na hora que as duas partes eram exatamente iguais. Fiz bolinhas com as massinhas e dispus sobre a mesa, então iniciei os questionamentos:

Ana Beatriz
: - Rafa, aqui tem dois pedaços de massinha que fiz duas bolinhas, como você pode perceber. Olhe bem, e me diga, elas são iguais?

Rafa: - Espera, deixa eu olhar bem... Não tenho uma balança aqui, mas parece que elas são iguais sim.
Após ele ter observado, pequei uma das partes e modifiquei a forma. Enrolei e deixei com a forma de um cilindro.

Ana Beatriz: - Então filho, olha só. E agora, o que você acha. A quantidade de massinha nessas partes agora é a mesma?

Rafa
: - Claro que sim né mãe.

Ana Beatriz
: - Mas porque você acha que continua com a mesma quantidade?

Rafa: - Porquê? Muito simples mãe, você não mexeu nas massinhas, simplesmente enrolou. Não tirou massinha de uma para colocar na outra para aumentar na quantidade. Você pode fazer o que quiser com ela que vai continuar tendo a mesma quantidade.

Ana Beatriz: - Ah é? Posso fazer o que eu quiser com as massinhas que elas continuarão com a mesma quantidade? Como assim? Dê-me um exemplo?

Então. Ele pegou uma das partes e fez uma mesinha com copinhos em cima.

Rafa
: - Viu mãe? Olha só, acabei de pegar um desses pedaços que você colocou e fiz isso. Não é porque eu dividi esse pedaço que vai ficar diferente.

Ana Beatriz
: - Muito bem. É isso aí. Mas agora vou fazer diferente.

Enrolei novamente as massinhas em forma coloquei sobre as mãos dele. Então perguntei:

Ana Beatriz: - E agora filho, me diga quais dessas bolinhas são mais pesadas?

Rafa: - Mãe, continua tendo a mesma quantidade. Você não mexeu nas massinhas. De novo elas são iguais e tem o mesmo peso. E nem adianta você querer mudar a forma de uma delas que vai continuar com o mesmo peso.

Diante dessa resposta observei que ele, acredito que pela maturidade, identifica e conserva a substância estudada.

Ana Beatriz
: - Então tá certo filho, muito obrigada pela sua ajuda. Muito bom.


Bases Teóricas para Docência em Ambientes Digitais e Metodologias de Interação e Intervenção em Ambientes Informatizados

PROA 03

PROVA DE CONSERVAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/ SÓLIDOS


Aluna: ANA BEATRIZ ALBINO
Turma: 04 PR + RGS
Identificação da Criança: Rafa, 11 anos e 5 meses Sexo: Masculino
Grau de Parentesco: Filho
Local da Prova: Minha casa
Material utilizado: Massinha


Realizei a prova ontem a noite (23/11), em minha casa. Convidei meu filho Rafa, de 11 anos e 5 meses, a me ajudar na prova. Disse a ele que precisava fazer um teste nele, para o meu curso de pós-graduação. Como as crianças hoje são muito curiosas, me questionou para que ia servir este teste. Expliquei a ele que estou estudando um método, que Piaget, um grande estudioso, fez sobre como as crianças de desenvolvem. Disse a ele que ele aplicava testes para perceber em que nível as crianças se encaixavam. Então, peguei as massinhas que havia providenciado para a prova e ele percebeu na hora que as duas partes eram exatamente iguais. Fiz bolinhas com as massinhas e dispus sobre a mesa, então iniciei os questionamentos:

Ana Beatriz: - Rafa, aqui tem dois pedaços de massinha que fiz duas bolinhas, como você pode perceber. Olhe bem, e me diga, elas são iguais?

Rafa
: - Espera, deixa eu olhar bem... Não tenho uma balança aqui, mas parece que elas são iguais sim.

Após ele ter observado, pequei uma das partes e modifiquei a forma. Enrolei e deixei com a forma de um cilindro.

Ana Beatriz
: - Então filho, olha só. E agora, o que você acha. A quantidade de massinha nessas partes agora é a mesma?

Rafa:
- Claro que sim né mãe.

Ana Beatriz: - Mas porque você acha que continua com a mesma quantidade?

Rafa: - Porquê? Muito simples mãe, você não mexeu nas massinhas, simplesmente enrolou. Não tirou massinha de uma para colocar na outra para aumentar na quantidade. Você pode fazer o que quiser com ela que vai continuar tendo a mesma quantidade.

Ana Beatriz: - Ah é? Posso fazer o que eu quiser com as massinhas que elas continuarão com a mesma quantidade? Como assim? Dê-me um exemplo?

Então. Ele pegou uma das partes e fez uma mesinha com copinhos em cima.

Rafa
: - Viu mãe? Olha só, acabei de pegar um desses pedaços que você colocou e fiz isso. Não é porque eu dividi esse pedaço que vai ficar diferente.

Ana Beatriz: - Muito bem. É isso aí. Mas agora vou fazer diferente.

Enrolei novamente as massinhas em forma coloquei sobre as mãos dele. Então perguntei:

Ana Beatriz: - E agora filho, me diga quais dessas bolinhas são mais pesadas?

Rafa: - Mãe, continua tendo a mesma quantidade. Você não mexeu nas massinhas. De novo elas são iguais e tem o mesmo peso. E nem adianta você querer mudar a forma de uma delas que vai continuar com o mesmo peso.

Diante dessa resposta observei que ele, acredito que pela maturidade, identifica e conserva a substância estudada.

Ana Beatriz: - Então tá certo filho, muito obrigada pela sua ajuda. Muito bom.


Bases Teóricas para Docência em Ambientes Digitais e Metodologias de Interação e Intervenção em Ambientes Informatizados

PROA 03

PROVA DE CONSERVAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/ SÓLIDOS

Aluna: ANA BEATRIZ ALBINO
Turma: 04 PR + RGS
Identificação da Criança: Gabi, 5 anos e 3 meses Sexo: Masculino
Grau de Parentesco: Filho
Local da Prova: Minha casa
Material utilizado: Massinha

Realizei a prova ontem a noite (23/11), em minha casa. Na seqüência da prova que apliquei com meu filho mais velho. O Gabi não viu a prova, pois estava assistindo um filminho na televisão. Agora chegou a vez do Gabi, meu filho de 5 anos e 3 meses, a me ajudar também na prova. Disse a ele que precisava fazer um teste nele, para o meu curso de pós-graduação. Como os dois sabem que estou estudando, ele disse que estou estudando demais. me questionou para que ia servir este teste. Expliquei a ele que estou estudando um método, que Piaget, um grande estudioso, fez sobre como as crianças de desenvolvem. Então, peguei as massinhas que havia providenciado para a prova. Fiz bolinhas com as massinhas e dispus sobre a mesa, então iniciei os questionamentos:

Ana Beatriz:
- Gabi, aqui tem dois pedaços de massinha que fiz duas bolinhas. Olhe bem, e me diga, elas são iguais? Elas tem o mesmo tamanho?

Ele olhou, olhou, colocou as mãozinhas para medir o tamanho. E disse:

Gabi
: - Sim, são igualzinhas.

Após ele ter observado, pequei uma das partes e modifiquei a forma. Enrolei e deixei com a forma de um cilindro.

Ana Beatriz
: - Então filho, olha só. E agora, o que você acha. A quantidade de massinha nessas partes continua a mesma?

Gabi:
- Não. A cobrinha é menor.

Ana Beatriz:
- Mas porque você acha que a cobrinha é menor?

Gabi: - Porque a cobrinha é mais magrinha e a bolinha é mais gordinha.

Ana Beatriz: - Ah é? Mas você percebeu que eu não mexi nas massinhas?

Gabi: - Percebi, mas a cobrinha é muito menor né mãe. Olha aqui, tá vendo?. A bolinha é gordona.

Ana Beatriz:
- Tá. E agora?. Vou fazer diferente.

Então amassei uma das partes e deixei chapada. E perguntei:

Ana Beatriz:
- E agora filho, me diga quais dessas bolinhas são maiores ou tem mais massinha?

Gabi:
- Mãe, a bolinha gorda é maior.

Então novamente, mudei a forma de uma das partes, e dividi em a pedacinhos. E perguntei:

Ana Beatriz: - Filho, e agora. Qual parte você acha que tem mais massinha? Ou elas são iguais?

Gabi:
- Agora nesse monte de pedacinho aqui tem mais.

Ana Beatriz:
- Então tá certo filho. Obrigada pela sua ajuda.


Bases Teóricas para Docência em Ambientes Digitais e Metodologias de Interação e Intervenção em Ambientes Informatizados

PROA 03

PROVA DE CONSERVAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/ LÍQUIDOS

Aluna: ANA BEATRIZ ALBINO
Turma: 04 PR + RGS
Identificação da Criança: Gabi, 5 anos e 3 meses Sexo: Masculino
Grau de Parentesco: Filho
Local da Prova: Minha casa
Material utilizado: Água, dois copos de tamanhos iguais e quatro copos de tamanhos diferentes.

Realizei a prova ontem a noite (23/11), em minha casa. Na seqüência da prova da prova de conservação de substância/ sólidos. Resolvi aplicar também a de conservação de substância/ líquidos para ver como ele sairia. Enchi dois copos do mesmo tamanho de água na mesma quantidade, então pequei mais outros dois copos de tamanhos diferentes para execução deste teste. E iniciei os questionamentos:

Ana Beatriz: - Gabi, aqui tem dois copos de água com o mesmo tanto de água, tá vendo?

Ele olhou, observou com bastante atenção, então disse:

Gabi:
- Sim, tem o mesmo tanto mesmo.

Após ele ter observado, pequei um dos copos e coloquei em um outro, mais fino e alto. E o outro copo de água, em outro, mais baixo e gordo. Então perguntei:

Ana Beatriz: - Então filho, e agora. Continua com a mesma quantidade de água nesses copos que a mamãe colocou?

Gabi:
- Não. .

Ana Beatriz: - Mas porque você acha que a quantidade de água é diferente?

Gabi: - Neste copo tem mais água, porque é mais alto e magro. E neste tem menos água, porque é mais baixo e gordo.

Então voltei os líquidos aos copos de mesma forma e mostrei a ele que a quantidade de água era a mesma. Então peguei outros dois copos diferentes daquele que havia usado (um ainda mais fino e alto e outro menos e mais gordo) e perguntei:

Ana Beatriz: - E agora filho? O que você acha?

Gabi:
- Olha mãe, nesse copo mais comprido aqui, tem mais água e no outro menos.

Ana Beatriz: - Tá certo filho, muito obrigada pela sua ajuda

Então percebi que ele não consegue conservar as substâncias, nem as substâncias sólidas e nem as líquidas.

Um comentário:

PSICOPEDAGOGIA disse...

Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

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