18 dezembro 2006

Respondendo às Questões...



Nome: Ana Maria de Arruda Data: 27 / 10 / 2006 Hora: 14:16:01
Número do Questionador: 10
Questões: Eu percebi nas teorias as grandes vantagens de trabalhar com PA, mas aqui no Paraná trabalhamos com conteúdos estruturantes, não temos experiências práticas com o PA. Na realidade acredito que as dúvidas surgiram na nossa prática.

Nome: Ana Paula Carlesso Ramos Data: 12 / 12 / 2006 Hora: 09:02:26
Número do Questionador: 11
Questões: Minha maior dúvida é em relação ao modo como o PA vai acontecer na escola, pois visitei meu colégio e falei sobre o Projeto, mas ainda sem segurança, quais ferramentas serão usadas para que os alunos realizem seus PAs? Serão as mesmas que estamos usando? Vejo que esta é a questão que mais tem preocupado os colegas.

Nome: Ana Beatriz Data: 15 / 12 / 2006 Hora: 15:37:42
Primeiro Autor: Ana Maria
Respostas às questões do primeiro autor: "Conteúdos estruturantes são entendidos como saberes mais amplos da disciplina e que podem ser desdobrados nos conteúdos que fazem parte de um corpo estruturado de conhecimentos constituídos e acumulados historicamente. O conteúdo estruturante não deve ser entendido como isolado em si mesmo e estanque, pois é uma dimensão disciplinar da realidade." (Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná). Sabendo disso, acredito que as experiências práticas com o PA serão fortemente aproveitadas, pois partem da realidade e interesse dos nossos alunos e agora teremos a oportunidade de verificar as vantagens de um Projeto de Aprendizagem. Os conteúdos estruturantes só nos ajudarão a nortear nossos Projetos.

Segundo Autor: Ana Paula
Respostas às questões do segundo autor: Ana Paula, o PA na escola será feito em parceria com um professor, e que precisamos de um laboratório de informática com Internet. Sabemos também que nas escolas do Paraná estamos recebemos os laboratórios do Paraná Digital, mas que ainda não sabemos se nas escolas que firmamos parceria este laboratório estará disponível, esperamos que sim. Precisamos aproveitar a opotunidade de poder aplicar o Projeto de Aprendizagem na escola, pois este está de acordo com nossas Diretrizes... "O conteúdo estruturante não deve ser entendido como isolado em si mesmo e estanque, pois é uma dimensão disciplinar da realidade" (Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná)... Estaremos contruindo junto com os nossos alunos novos saberes.

Nenhum comentário: