16 outubro 2006

Analisando o Método Perceptivo...

Analisando o video da experiência com a Alexandra (10 meses), com audição e visão normal, observa-se que esta se encontra no estágio denominado sensório-motor, comprovando os estudos obtidos por Piaget sobre a construção do conhecimento. A criança tem percepção, no entanto ainda não construiu estrutura suficiente para considerar o deslocamento de objetos.. Essas experiências ajudam a firmar na criança a noção de permanência do objeto, que é uma das conquistas fundamentais desse período. Essa percepção de permanência dos objetos é essencial à aprendizagem posterior, pois reduz o egocentrismo da criança, permitindo-lhe a diferenciação entre ela própria e a realidade externa.

Sobre o segundo vídeo, mostra que as crianças entendem as regras do jogo. No primeiro jogo elas jogam corretamente. No segundo jogo ao mudar as regras elas entendem, porém elas erram. As crianças tem percepção, tem atividade perceptiva mas ainda não o suficiente para desenvolver a ação sobre o objeto. Piaget acha que, com base nos seus experimentos, que até a idade de 7 anos a criança não é capaz de apreender a idéia de conservação porque não dispõe das estruturas lógicas, da organização mental para lidar com elas. Essa fase pode ser dividida em pré-conceitual ( dos 2 a 4 anos) e de pré-operacional a partir dos 4 até próximo dos 7. A pré-concepção representa a primeira vaga tentativa da criança no sentido da generalização; situa-se em algum ponto entre uma imagem e um verdadeiro conceito. A pré-concepção revela a confusão da criança entre uma classe de objetos e seus membros. Na segunda metade desse período pré-operacional, a mente da criança começa a apreender intuitiva e duvidosamnte as relações dos grupos e espécies uns com outros e a raciocinar da parte para o todo.


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