16 outubro 2006

Atividade Proa 6 - Investigando sobre Fonte de Pesquisa...

Hoje demos início ao estudo sobre as fontes de pesquisas existentes. A atividade está sendo elaborada em grupo (Ana Beatriz, Alessandra, Aida e Gisele). Escolhemos pesquisar sobre Estudo de Caso. Segue o link sobre esta atividade.

Atividade 4 - Proa 6 - Turma 4

Analisando o Método Perceptivo...

Analisando o video da experiência com a Alexandra (10 meses), com audição e visão normal, observa-se que esta se encontra no estágio denominado sensório-motor, comprovando os estudos obtidos por Piaget sobre a construção do conhecimento. A criança tem percepção, no entanto ainda não construiu estrutura suficiente para considerar o deslocamento de objetos.. Essas experiências ajudam a firmar na criança a noção de permanência do objeto, que é uma das conquistas fundamentais desse período. Essa percepção de permanência dos objetos é essencial à aprendizagem posterior, pois reduz o egocentrismo da criança, permitindo-lhe a diferenciação entre ela própria e a realidade externa.

Sobre o segundo vídeo, mostra que as crianças entendem as regras do jogo. No primeiro jogo elas jogam corretamente. No segundo jogo ao mudar as regras elas entendem, porém elas erram. As crianças tem percepção, tem atividade perceptiva mas ainda não o suficiente para desenvolver a ação sobre o objeto. Piaget acha que, com base nos seus experimentos, que até a idade de 7 anos a criança não é capaz de apreender a idéia de conservação porque não dispõe das estruturas lógicas, da organização mental para lidar com elas. Essa fase pode ser dividida em pré-conceitual ( dos 2 a 4 anos) e de pré-operacional a partir dos 4 até próximo dos 7. A pré-concepção representa a primeira vaga tentativa da criança no sentido da generalização; situa-se em algum ponto entre uma imagem e um verdadeiro conceito. A pré-concepção revela a confusão da criança entre uma classe de objetos e seus membros. Na segunda metade desse período pré-operacional, a mente da criança começa a apreender intuitiva e duvidosamnte as relações dos grupos e espécies uns com outros e a raciocinar da parte para o todo.


06 outubro 2006

Tentando me organizar...

PROA 1
Entrar nos foruns do PROA 1, verificar o número de postagens realizadas pela Ana Maria,analisar e comentar sobre sua participação. Preencher o formulário com minhas considerações e enviá-lo. Orientações detalhadas na página:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=E6EA15389F15E284F994B575189A500A .
PROA 2
Enviamos o segundo mapa conceitual e o formulário com as considerações do grupo em relação a sua construção, apontando os conteúdos curriculares presentes na pesquisa de cada integrante do grupo.

PROA 3
Fazer a leitura dos textos:
Tese de Rosane Nevado (p.68-84)
Para uma avaliação construtivista ou realizar uma pesquisa em sites científicos, como, www.scielo.br , buscando textos que tratem do método clínico. A produção desta atividade será em forma de uma ficha de leitura que será publicada num formulário específico. Pena que o meu nome não aparece na listagem... mas já estou resolvendo este probleminha. E também postar no Fórum: Método Clínico da turma 4.

PROA 4
Analisar os vídeos no link abaixo:
Desafios e ler os textos: "Diferenças entre percepção e atividade perceptiva", "Para ajudar a análise da entrevista com Alexandra", "A leitura da experiência" e "Percepções, noções e operações" que estão publicados na Biblioteca - Material do Professor. Refletir sobre as questões "O que os vídeos nos fazem pensar sobre a percepção? Como pensamos a leitura da experiência? Porque a criança separa as figuras com apenas um critério? " Refletir sobre o assunto e colocar no fórum destinado a essa atividade.

PROA 6
http://metodologia.pbwiki.com/atividade44
  1. Entrevista e tipos de entrevista 4
  2. Questionário 4
  3. Observação e tipos de observação 4
  4. Registro etnográfico ou etnografia 4
  5. Grupos focais ou dispositivos grupais 4
  6. Estudo de caso 4
  7. Análise documental 4
  8. Vídeo, filme e fotografias como documentos 4
  9. História de vida 4
  10. Notas de campo 4
  11. Pesquisa-ação 4
  12. Pesquisa-ação 42
A atividade consiste na busca de elementos que qualificam cada uma destas fontes de pesquisa. Cada grupo escolherá uma fonte e procederá uma busca que contemple: (a) Definição ou descrição da fonte. O que é? Para quê serve? Quando é recomendada sua aplicação?; (b) Procedimentos (como se faz ou como se deve proceder); (c) Vantagens; (d) Desvantagens. A equipe pode definir outros itens que considerar interessante para a sua apresentação. O formato de apresentação do trabalho fica a critério do grupo.